terça-feira, 19 de junho de 2007

Apresentação da RPPN


Serra do Relógio




RPPN Alto da Boa Vista
Programa de Ecoturismo



Apoio









Reserva Particular do Patrimônio Natural

ALTO DA BOA VISTA: Uma Área Protegida

Trata-se de uma unidade de conservação de uso sustentável, instituída pelo IBAMA e regulamentada pelo Decreto Federal 5746, de 05/04/2006 e conta com o apoio da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional do Brasil. Tem o objetivo de promover o Turismo Ecológico aliado à Educação Ambiental, de realizar estudos e pesquisas científicas, de proteger os recursos hídricos (nascentes e riachos) e as espécies de fauna e flora nativas, pois abrigam valores ambientais significativos por ser considerada de relevante importância pela sua biodiversidade e posição estratégica.









Atrações Turísticas

O trekking pelas trilhas na floresta que conduzem ao cume da Serra do Relógio se destaca pela amplitude da visão (360o) e como oportunidade rara de contato com a natureza. Outros locais pitorescos como o paredão das bromélias, a lagoa, o mirante e as corredeiras e cascatas de águas límpidas completam o roteiro de caminhadas.


Infra-estrutura e apoio logístico

Centro de Visitantes, quartos no Abrigo da Montanha, áreas de acampamentos, vestiários, transporte da sede do município e guia para excursões.



Situação Geográfica

Distante 12Km do Município de Descoberto-MG (Zona da Mata) a Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Alto da Boa Vista está localizada no extermo leste e encosta sul da cadeia de montanhas da Serra do Relógio na tríplica divisa dos municípios de Descoberto, Guarani e Astolfo Dutra, ocupando uma área de 140 ha sendo que 85% são destinados para a conservação. A Serra do Relógio também exerce a importante função de divisora de águas, abastecendo as bacias dos Rios Novo e Pomba. Seis cursos d'água passam pela Reserva que possui ecossistemas distintos caracterizados pela sua variação de altitude de mais de 600 metros como o campo rupestre encontrado no pico da Serra do Relógio a 1.434 metros de altitude, sendo este o ponto culminante na região num raio de 70 kilômetros.




Biodiversidade

A cobertura florestal remanescente da Mata Atlântica encontra-se em avançado estágio de regeneração, apresentando variadas espécies de palmáceas, bromeliáceas e orquidáceas, além de árvores de grande porte como canjeranas, jequitibás, ipês, araucárias e candeias.

Cambevas, caranguejos e cágados habitam os cursos d'água da RPPN e também muitas espécies de pássaros como jacus, araçaris e saíras. Animais silvestres ameaçados como o lobo-guará, tamanduá, quati e jaguatirica também podem ser eventualmente avistados na região que apresenta amplas áreas cobertas por florestas interligadas por corredores de vegetação nativa.


Recomendações de conduta aos visitantes

Algumas normas foram estabelecidas para serem observadas por todos. Assim não é permitido:

* A entrada de menores desacompanhados de um responsável.
* Fazer barulhos e usar instrumentos que produzam ruídos agressivos ao ambiente.
* Gravar ou grifar em pedras, troncos de árvores e marcos, bem como nas benfeitorias.
* Introduzir armas de fogo, machados, facões e animais domésticos.
* Retirar madeira ou lenha para fazer fogueiras.
* Soltar balões e fogos de artifício.
* Molestar ou perseguir animais e pássaros silvestres.
* Danificar ou extrair plantas nativas.
* Deixar lixo, detritos ou vestígios pelas cachoeiras.





Sugestões para um passeio agradável

* Confirme com antecedência a sua participação ou de seu grupo de programa. Indague qual será o percurso e o grau de dificuldade previstos no roteiro.

* Leve o mínimo de coisas pessoais, pois elas não devem ser um transtorno que atrapalhe a sua caminhada. Carregue só uma mochila e de preferência nas costas.

* Ande sempre acompanhado de outras pessoas e apenas nos locais permitidos. Use roupas adequadas para se proteger, como calçados anti-derrapantes e calças compridas.

* Caminhe com cuidado e em silêncio pois assim haverá oportunidades de se avistar ou fotografar belos pássaros e animais silvestres.

* Conheça a legislação do meio ambiente e da conservação das florestas. Informe sobre qualquer dúvida ou problema. Compartilhe experiências e ajude os companheiros. Exija do seu guia o controle do grupo.

* Evite e repudie práticas que danifiquem o patrimônio natural, pois só a ação poderá reduzir o efeito que o homem causa à natureza.


Faça contato com a natureza

Visite e ajude os parques florestais


"É através da educação e da informação que o povo adquire condições de participar da sociedade de modo consciente, crítico e criativo exercendo a sua inteligência". {Genebaldo Freire Dias)




A preocupação com a preservação do meio ambiente não significa impedir o desenvolvimento econômico das reservas particulares e nem comprometer a sua capacidade de produção mas apenas ordenar e disciplinas a ocupação e a alteração do solo, bem como o uso racional dos recursos naturais renováveis, garantindo assim a sua perpetuidade em benefício das futuras gerações.